Quem Somos

Em 1980 a FUNDIÇÃO ARTÍSTICA DE SINOS UBERABA – FASU, situada na Travessa Eduardo Gotti, Nº 65, Bairro Abadia em Uberaba-MG, CEP: 38025 - 405, foi fundada por José Donizetti da Silva. Artesão o proprietário, aprendeu a arte milenar de fabricar sinos com notas musicais no início dos anos 70. Seu mestre foi o  imigrante italiano Giacomo Crespi, um grandioso artesão e fabricante de sinos dos anos 50 a 80.

Após o falecimento do mestre italiano em 1980, José Donizetti voltou para Uberaba, sua terra natal, onde fundou a FASU. Desde então, o fabricante dedica-se a fundição de sinos, perpetuando o modo de fabricá-lo. Todo trabalho é manual e artesanal.

A empresa produz os sinos de bronze nos moldes das fundições seculares da Itália. É uma continuadora do sistema artístico, musical e secular existente na Europa desde o ano 1499. Trabalha com o sistema de produção totalmente artesanal, através de desenhos com cálculos aritméticos em uma tábua de madeira de lei (chapelona) onde o sino vai ganhar o peso aproximado e a nota musical exata.

Após esse desenho as matérias primas utilizadas para a confecção das formas são: tijolos, terra massapé vermelha, esterco de animais não ruminantes, leite, cinza, pelos de cavalo, fibra do sisal, cera para gravar os dizeres (nome da paróquia e efígie de santos e outros a gosto dos clientes) etc. E para a fundição dos sinos é utilizado uma liga de bronze que é a mistura de 80% de cobre e 20% de estanho, sendo então uma liga binária, garantindo assim um produto com alta qualidade sonora e artística.

Além da fabricação de sinos a empresa também trabalha com a restauração de campanários e a instalação dos sinos nos processos de funcionamento manual através de cordas ou no sistema automático com acionamento através de timer programadores ou chaves manuais que acionam os motores para o balanço ou martelos para toques musicais, horas e fúnebres nos sinos.

No ano de 2015 a empresa foi escolhida pela Fundação Cultural de Uberaba para participar do concurso para escolha das Sete Maravilhas do município, a votação foi feita em todo o município e na sede da Fundação Cultural de Uberaba. Após apuração dos votos a FASU foi eleita uma das Sete Maravilhas, como também um bem imaterial com a arte de fazer os sinos artesanais.

Em 1º de Março de 2016, recebeu a placa do decreto de registro pelo seu mérito.